Ir para o conteúdo principal

27 Revistas de sociologia em língua portuguesa para download [PDF]

27 Revistas de sociologia em língua portuguesa para download [PDF]

por Rosana Batista de Lucena -
Número de respostas: 0
Colunas Tortas

Mais que uma opinião

27 Revistas de sociologia em língua portuguesa para download [PDF]

1.8k
Gostaram
466
Revistas de SociologiaAugusto Comte (1798 – 1857).

A sociologia começou como uma física social, termo cunhado por Augusto Comte, filósofo francês do século XIX. O objetivo do pensador era encontrar uma maneira de prever os fenômenos próprios da sociedade, criar uma ciência de fato social. Abaixo, listamos 27 revistas de sociologia para download gratuito.

Apesar de inovadora, a ideia de Comte tinha problemas: o primeiro aconteceu quando a história não correspondeu o progresso que imaginara em sua teoria. O positivismo falhou na tentativa de explicar a sociedade, mas deixou um protótipo da ciência social que foi desenvolvido primeiramente por Durkheim, Weber e Marx.

 

No Brasil, a sociologia tem suas raízes em sociólogos e historiadores, como Gilberto Freyre. Foi com “Casa Grande e Senzala” que o autor se tornou imortal: recorreu às fontes até então não utilizadas, como relatos orais, manuscritos de documentos públicos e privados e anúncios de jornais, além da antropologia e sociologia brasileiras para interpretar os fatos descritos.

Florestan Fernandes, por sua vez, fundou a Escola Paulista de Sociologia e manteve o marxismo como guia de suas análises estruturais. Em 1969 foi aposentado compulsoriamente pela ditadura militar e se exilou nos Estados Unidos, trabalhando como professor em universidades locais.

Apesar deste autores, juntamente com Sergio Buarque de Hollanda, Darcy Ribeiro, Caio Prado Junior, entre outros, terem papel central na formação da disciplina, a sociologia brasileira ultrapassa suas obras e aborda temas que transbordam para o contemporâneo.

A lista abaixo de revistas de sociologia serve como índice para entender quais os assuntos centrais na sociologia em língua portuguesa e compreender cada detalhe da pesquisa social lusófona.

http://migre.me/uHcvb