A formação da Central Única dos Trabalhadores é abrangente e visa preparar os/as dirigentes e militantes CUTistas não apenas para a intervenção nas relações entre capital e trabalho, mas também para atuações mais qualificadas em debates na sociedade de temas relevantes para a classe trabalhadora, como o conhecimento e a disputa de políticas públicas e os necessários combates ao racismo, machismo e as lgbtfobias, entre tantas outras lutas importantes que fazem parte das políticas da Central. A porta de entrada para esse percurso formativo é o programa de Organização e Representação Sindical de Base, ou apenas ORSB.

Voltado para militantes e dirigentes de base o programa ORSB apresenta conteúdos introdutórios: sobre o processo histórico de formação da sociedade brasileira que deu origem às desigualdades que observamos cotidianamente em nosso país, como também como se deu a criação da CUT, quais são os seus princípios e valores. Assim, o programa de formação ORSB visa sensibilizar os/as participantes para que compreendam a CUT como uma organização da classe trabalhadora, construída por homens e mulheres, para ser o mais importante instrumento de luta social dos/as trabalhadores/as brasileiros/as.

A partir dessa iniciação, o ORSB possibilita a participação futura em cursos que exijam o conhecimento de conteúdos relacionados ao projeto político e sindical da CUT.

Desenvolvimento do Programa

Com o objetivo de promover a descentralização das políticas e respeitar as diversidades regionais existentes, o programa é desenvolvido sob a responsabilidade das Secretarias de Formação das Estaduais da CUT em articulação com os sindicatos filiados à Central.

Seguindo as orientações do 19º Encontro Nacional de Formação da CUT (19º ENAFOR) e pautado pelas resoluções do nosso 12º Congresso Nacional, o ORSB conta atualmente com três módulos estruturantes onde são apresentados os conteúdos introdutórios sobre os processos de exclusão social desde a formação da sociedade brasileira, a formação do sindicalismo no país e o surgimento da CUT como instrumento de transformação social.

Como estratégia para manter um processo de formação continuada, também são disponibilizados módulos complementares relacionados às demais políticas da CUT: gênero, raça/etnia, juventude, saúde do trabalhador, entre outras.